Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Red Garden; Além de traços encantadores, uma história incrivelmente singular. (Anime)


Acho que vocês já devem ter visto o mangá Red Garden. Ele veio para o Brasil em novembro do ano passado, mostrando tudo o que há de melhor no mangá de Kirihito Ayamura. Apesar disso, ficariam um pouco chocados se eu contasse que o mangá não veio primeiro que a animação?! Caso você não saiba, sim, existe uma animação feita pela Gonzo (Lembrem de Gantz, haha) para a TV Asashi, e eu assisti a ela bem antes de decidirem que o mangá de Red Garden viria para o Brasil. É dessa animação que falaremos primeiro, considerando que, sem dúvidas, esse é um dos animes que eu mais gosto de falar sobre, recomendar e até mesmo buscar mais informações a respeito. Essa história me ganhou aos poucos, mesmo que seu início me parecesse não muito prometedor e eu gosto de compartilhá-la com todos o tempo todo, já que é um dos meus desenhos favoritos.
Vou logo avisando que o próximo post que eu fizer será a respeito do mangá de Red Garden, já que como uma fan louca e assumida desse conto emocionante, eu corri para as bancas para comprar o primeiro volume o mais rápido possível e também para ler ele.

O anime começa com um carro andando, em seguida já nos é mostrado uma mulher loira dentro do carro, ao lado de Kate, uma das quatro garotas, desacordada. Na manhã seguinte, Kate acorda sem conseguir se lembrar de nada da noite passada, o que acontece também com Claire, com Rose e com Rachel. Essas quatro garotas não têm nada em comum, senão o fato de terem tido contato com Lise, uma jovem desaparecida, estudante do mesmo colégio que as quatro. A história se passa em Nova York, diferente da maioria dos outros animes que conhecemos por aí. Apesar do anime ter as quatro garotas como personagens, o foco dele não é a vida das mesmas. O foco é o mistério existente na cidade, o foco é o que aconteceu na noite que nem uma das garotas consegue se lembrar e as consequências enfrentadas por elas. Está longe de ser um shoujo, mas, só consegue realmente ser apreciado por aqueles que têm algum gosto por suspense, drama e tramas completamente bem boladas. O corpo da quinta garota, Lise, é encontrado no meio da floresta - Ela estava morta. No dia seguinte à noite em questão, elas acabam vendo um grupo de borboletas voando no céu, mas apenas Kate, Claire, Rachel e Rose conseguem vê-las. Cada uma das meninas abandona seu grupo e resolve seguir as misteriosas borboletas, chegando a um ponto onde elas desaparecem. As quatro se encontram ali e ficam completamente surpresas. É então que vem a pergunta: "Alguma de vocês se lembra da noite passada?".
Todas ficam boquiabertas, mas o clima é cortado por Lula e JC, responsáveis por dar às garotas a grande notícia: Se tiverem de sobreviver, terão de matar.
Sem entender muito bem ao que estão destinadas, acabam descobrindo o básico do que aconteceu antes daquele momento terrível no qual se encontraram, não acreditando muito no que lhes é dito, porém, no velório/enterro de Lise, elas percebem que Lula e JC trabalham para a funerária. Ainda mais confusas, pedem explicação e Lula as dá uma pedra, dizendo que quando a pedra for enterrada, elas se lembrarão de toda a verdade.
Kate, Claire, Rachel e Rose acabam por levar nas costas o segredo de uma cidade toda, mesmo sem saber. Apenas nos últimos episódios isso é explicado, tanto a elas, quanto a nós.
Minha opinião sobre essa trama é bem clara e definida. Apesar de nos primeiros episódios termos de lidar com cenas nas quais as personagens cantam uma canção triste e enjoativa, esse tipo de coisa se torna raro e nos momentos nos quais não nos é mostrado cenas das garotas estando em conflito direto com a situação, nos é mostrado um conflito indireto e implícito. Podemos perceber exatamente como as personagens se sentem, podemos ver ali, exposto, o que as circunstâncias estão causando ao psicológico das meninas. Se você está procurando um anime no qual as protagonistas têm certeza absoluta do que fazer, têm poderes mágicos e se superam durante uma primeira luta contra um ser sobrenatural, saiba que Red Garden não é assim. O medo delas fica claro, a questão de "matar alguém para sobreviver" também fica. Elas gritam, elas choram, elas esgoelam, relutam, respiram fundo e ficam sem reação, como qualquer humano. Aprendem a usar seus "poderes sobrenaturais" apenas no ultimo instante, e nem usam tanto quanto em outros animes, por  que não tem muito o que ser usado.
Em Red Garden, um clima é completamente elaborado e as personagens são levadas por esse clima, deixando tudo bem envolvente e dramático. Apesar de tudo, esse clima não nos é revelado de primeiro instante, o que nos prende e nos faz ver o restante do anime, querendo descobrir o que, na verdade, está acontecendo. Temos momentos nos quais sentimos raiva das personagens, nos quais sentimos pena e nos quais nos sentimos bem por elas. Até mesmo o lado de Hérve, o suposto vilão, fica bem explicado e eu, particularmente falando, fiquei com remorso por ter julgado ele tão mal. Descobrimos que não existem vilões nessa história, que o único vilão é o passado e então compreendemos perfeitamente o lado de cada um dos personagens existentes na trama, o que acontece também em Elfen Lied.
Mesmo que a opening dê uma impressão feminina ao anime, de feminino, esse anime não tem nada. É uma série para quem tem interesse em tramas onde o psicológico das personagens fica literalmente exposto e não para quem tem interesse em tramas onde sabemos exatamente a situação na qual as personagens se encontram mas não conseguimos entender como se sentem em relação a isso; Totalmente pelo contrário, inclusive. A ending é de LM.C, para quem gosta dessa banda se interessar mais pelo anime ~(Mwahahahahaha u-u)
Verdade seja dita, para se apaixonar por essa série como algumas pessoas se apaixonam, você tem que se deixar levar pela trama. Nesse anime, você tem que se apegar a todos os detalhes de todos os episódios por que tudo vai te dar uma dica de como as coisas podem ou não terminar. Mesmo se você se apegar a todos os detalhes, prever os acontecimentos, algumas vezes (na maioria delas), é mais que impossível. Em alguns casos, durante algumas cenas, se você assistir com o volume bem alto e em um momento no qual você está sozinho no escuro, é bem comum que você leve alguns sustos. Nada muito grande, mas são sustos que nos deixam ainda mais vidrado na tela do computador, esperando pelo próximo passo e entrando em desespero completo. Em Red Garden, o presente e o passado se entrelaçam criando um elo enorme. Elo com o qual TODAS as personagens estão envolvidas e têm de aprender a lidar, por mais difícil que seja. Confira o PV:


Outra coisa interessante a ser mencionada é que as personalidades das protagonistas são macacamente conflitantes, opostas, diferentes e acabam criando um contraste incrível, já que elas têm de trabalhar juntas algumas vezes.
Os traços desse anime são bem diferenciados, você não vai encontrar algo parecido por aí. De primeira, podemos achar exótico, mas, quando se acostuma, torna-se algo belo e, de forma inexplicável, apreciado. Acho bom dizer que as vozes estão incrivelmente sincronizadas com a boca das personagens e transmitem toda a emoção que deveriam transmitir, se me permitem dizer, até mais do que deveriam. Um dos poucos animes que me deixou com lágrimas nos olhos, algumas vezes, principalmente em uma das cenas de Rose Sheedy, a personagem que eu menos gosto, na qual ela desaba diante dos dois irmãos mais novos que dependem da mesma, considerando que ela é a única familiar próxima "restante" para eles, pois sua mãe está internada e seu pai saiu de casa para trabalhar.
Se está procurando algo diferente para assistir, esse é um anime que eu recomendo e sempre recomendarei. As pessoas que me conhecem sabem bem disso, até encho o saco, às vezes, insistindo que elas deem uma olhadinha.
É um anime no qual nossas emoções ficam tão confusas quanto as emoções das personagens, um anime no qual é impossível julgar 100% mal qualquer uma das personagens por que nos é mostrado exatamente como elas se sentem e por que se sentem assim. Ele nos mostra, mesmo que lentamente, a trilha para descobrirmos como as personagens chegaram onde estão e isso é uma coisa bem interessante, que eu acho que deveria acontecer em TODOS os animes.
De qualquer forma, fico por aqui e meu próximo post, como dito anteriormente, será sobre o mangá.
Beijos, meus amores; Câmbio, desligo <33

2 comentários:

  1. Concordo muito, a sincronização das vozes com a boca é perfeita, as expressões nos rostos delas são incriveis também, gostei muito do anime também ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim eu vou acabar fallindo in luv comigo mesma, rçrçrç

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN